sns-container
SNS-Print

Portugal é o quinto país da União Europeia que mais testes realiza.

Desde o início da pandemia, Portugal já realizou cerca de 1,3 milhões de testes à covid-19, revelou hoje a Ministra da Saúde, sublinhando que esta é uma estratégia “intensiva e alargada” que continuará a ser seguida.

“Portugal permanece o quinto país da União Europeia que mais testes realiza ” adiantou Marta Temido, no decurso da conferência de imprensa para atualização da situação epidemiológica, citando dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

A percentagem de testes realizada em março foi de 6,1%, número que subiu para 26,4% em abril, enquanto em maio se registou na ordem dos 30,2% e em junho nos 26,8%. No presente mês, com dados atualizados a quinta-feira, a percentagem é de 8,5%, explicou a governante.

“Isto significa que já foram realizados 111 mil testes só em julho até ontem [quinta-feira]. No mês de abril foi feita uma média [diária] de 11.500 testes, em maio a média foi de 13.000 testes, em junho foi de 11.700 testes e em julho está de 13.700 testes. E há muitas entidades empregadoras e autarquias que estão a realizar rastreios de grande amplitude”, referiu Marta Temido.

A Ministra da Saúde garantiu que Portugal está a seguir “uma estratégia de testes a indivíduos sintomáticos e de rastreio a indivíduos assintomáticos intensiva e alargada”.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023