
Resposta do Serviço Nacional de Saúde foi um dos aspetos mais positivos
A Ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje que a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus profissionais foi um dos aspetos positivos do combate à Covid 19.
Falando numa audição regimental na Assembleia da República, a governante destacou ainda a alocação de meios financeiros que permitiu a aquisição de 60 milhões de máscaras cirúrgicas, 12 milhões de máscaras face filtering piece e de 15 milhões de luvas, além da contratação de mais de 3.500 trabalhadores.
Marta Temido salientou também a constituição de uma reserva estratégica nacional, a decisão do reforço dos stocks hospitalares em 20% e o regime excecional e temporário para a conceção, fabrico, importação, comercialização e utilização de dispositivos médicos para uso humano e de equipamentos de proteção individual.
Marta Temido admitiu que houve aspetos que correram menos bem como “as dificuldades na supressão da doença em determinadas áreas geográficas, caraterizadas pela elevada densidade populacional, mas também por um conjunto de determinantes sociais com impacto conhecido na transmissão de doenças infeto-contagiosas”.