sns-container
SNS-Print

Estudo para monitorizar a evolução da imunidade da população já arrancou.

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, adiantou hoje que “o primeiro estudo transversal de Covid-19 já está no terreno e visa monitorizar a evolução da imunidade contra o novo coronavírus na população portuguesa».

Trata-se de um estudo promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pretende «monitorizar a evolução da imunidade contra o novo coronavírus na população portuguesa”, explicou António Sales, na conferência de imprensa diária.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, já foram contactados todos os 17 hospitais da rede nacional de hospitais, incluindo os das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e os 105 postos de colheita de análises clínicas em todo o território nacional.

“Os materiais para as colheitas de sangue e os questionários para a recolha de dados serão entregues nos locais até ao início da próxima semana” e depois terá início “a fase de recolha de amostras de sangue e dados”, disse António Sales.

Todas as análises de sangue para a determinação de anticorpos e a análise de dados serão realizadas pelo INSA, através do seu Departamento de Epidemiologia e Doenças Infecciosas, acrescentou o governante.

O Inquérito Serológico Nacional é promovido pelo INSA em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e conta com a parceria da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e das regiões autónomas.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 13/05/2020

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023