Resposta Sazonal em Saúde
sns-container
SNS-Print

DGS pede «disciplina» à população para impedir que vírus se propague.

A Diretora-Geral da Saúde observa que a população portuguesa «tem de ser muito disciplinada, coesa e organizada» para «fazer parte da solução», porque o novo coronavírus tem a sua dinâmica, que se não for contrariada vai propagar-se.

«Temos de ser muito disciplinados, muito coesos, muito bem organizados. Fazermos todos parte da solução porque o vírus tem a sua dinâmica e se não a contrariarmos ele vai propagar-se», assinalou Graça Freitas.

A Diretora-Geral da Saúde falava na conferência de imprensa diária, dia 17 de abril de 2020, de atualização de dados da pandemia em Portugal na qual foi questionada sobre os discursos ouvidos na quinta-feira que apontaram para um início do levantamento de restrições a partir de maio, ainda que tenha sido decidido prolongar o estado de emergência.

Graça Freitas sublinhou que o regresso à atividade normal será feito «de forma equilibrada», apontando que a população portuguesa «vai ter de aprender a viver com três dinâmicas diferentes: a dos serviços de saúde, a da sociedade e a do próprio vírus».

«Se conseguirmos fazer isto não abolimos os efeitos negativos da pandemia, mas pelo menos mitigamos e reduzimos, conciliando com o que desejamos que é voltar a ter uma atividade social e económica como tínhamos antes da era covid», referiu.

«Cada país adapta as medidas à sua realidade»

Graça Freitas descreveu que «as medidas de contenção permitiram achatar a curva» portuguesa, frisando que «cumpriram a sua função», ou seja, o achatamento da curva para permitir que o sistema de saúde «gerisse a resposta».

«E temos agora de ir levantando as medidas de contenção e ao mesmo tempo contrariar a atividade do vírus», sublinhou, apontando que Portugal vai «regressar à normalidade possível, mas essa normalidade vai ter de ser balançada com outras práticas no dia-a-dia».

Questionada sobre o ritmo de abertura de serviços em outros países, bem como com as medidas implementadas fora de Portugal, nomeadamente no que se refere à obrigatoriedade de uso de máscaras em alguns territórios, Graça Freitas afirmou que «cada país adapta as medidas à sua realidade».

«Obviamente temos uma serie de pessoas da academia e da DGS a analisar os dados e os dados comparativos com vários países e comparamos não só a data de início das epidemias – nem todos os países iniciaram da mesma forma – e como é que tem sido essa evolução. Há países com curvas completamente diferentes», introduziu.

Que não se deite a perder «os resultados do enorme sacrifício das últimas semanas»

«Sobre o uso de máscaras, a Diretora-Geral da Saúde apontou que essa é «mais uma medida barreira», mas sem especificar se o uso poderá ou não vir a ser obrigatório em Portugal e recordando outras medidas de prevenção como a higiene das mãos, o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a limpeza das superfícies porque, acrescentou, «o vírus permanece durante horas ou dias».

«Isto é para nos permitir retomar a atividade, mas ainda com muitos cuidados e muitas alterações à nossa rotina antes deste novo vírus e da doença», reafirmou Graça Freitas.

Já antes, no período de intervenção inicial o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, foi igualmente cauteloso quanto ao levantamento de medidas restritivas, um dia depois de ter sido renovado o estado de emergência em Portugal.

«Estamos a começar a terceira quinzena de estado de emergência e precisamos de renovar também a confiança de que este é o caminho que todos temos de continuar a percorrer e de que infelizmente não há atalhos», referiu o governante.

O Secretário de Estado da Saúde apontou que «interessa neste momento decisivo e de grande responsabilidade» que «não se deite a perder os resultados do enorme sacrifício das últimas semanas».

Dados

Portugal regista à data de hoje, dia 17 de abril de 2020, 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 17/09/2020

Voltar

Últimas Notícias

O Ministro da Saúde e a Secretária de Estado da Promoção da Saúde reuniram-se com profissionais e dirigentes
07/06/2023
Margarida Tavares prestou esclarecimentos sobre resposta às dependências e juntas médicas
07/06/2023
Nove CRI contratualizados no Hospital de Vila Franca de Xira.
07/06/2023