sns-container
SNS-Print

DGS divulga manual com recomendações para lidar com o isolamento em contexto familiar.

O isolamento e o distanciamento social são medidas de afastamento social essenciais e pretendem proteger a população, quebrando a cadeia de transmissão do vírus entre pessoas.

Dada a situação atual de pandemia por Covid-19, este manual desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento.

Neste momento crítico é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais.

Assim, pais, mães e cuidadores devem estar atentos e adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.

Para saber mais, consulte:

DGS > Manual para famílias – Como lidar com o isolamento em contexto familiar

Voltar

Últimas Notícias

Criação de uma rede de hospitais beneficentes portugueses no Brasil
15/10/2021
Hospital de Santarém dinamiza várias atividades no mês de outubro.
15/10/2021
Ministra da Saúde participa em encontro científico, no Porto.
15/10/2021