
CHUC cria linha de apoio para a população pediátrica da região Centro
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) ativou esta qurta-feira, dia 1 de abri, uma linha de apoio emocional pediátrica destinada aos filhos dos seus profissionais de saúde e à população pediátrica da região Centro, na sequência da pandemia da covid-19.
A linha telefónica de apoio está disponível através do número de telemóvel 967 070 130, de segunda a sexta-feira, entre as 13 e as 17 horas.
De acordo com CHUC, no contexto da pandemia da Covid-19, «torna-se fundamental implementar estratégias de suporte não só à população adulta, como também à população infantojuvenil».
O Serviço de Pedopsiquiatria do CHUC esclarece que a linha tem como finalidade «disponibilizar uma intervenção de suporte, levada a cabo pelas equipas de psicologia, enfermagem e pedopsiquiatria, responsáveis pelo atendimento e orientação através de suporte emocional».
O objetivo, segundo a estrutura hospitalar, consubstancia-se na intervenção nos problemas emocionais dos filhos dos profissionais de saúde do CHUC e da população pediátrica da região centro ou dos cuidadores no desempenho deste papel
Apoio Psico-Emocional
Há cerca de duas semanas que o CHUC tem disponíveis linhas telefónicas de atendimento para «Apoio Psico-Emocional» à população adulta, asseguradas através de um grupo de profissionais constituído por psicólogos da Unidade de Psicologia e psiquiatras do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria.
Trata-se de equipas «que, otimizando recursos, se propuseram dar apoio psicoemocional de suporte aos profissionais do CHUC, através de uma linha dedicada, e aos doentes com covid-19 e seus familiares, pessoas em vigilância e à população em geral, através de uma linha disponível diariamente entre as 9 e as 23 horas, através do contacto de telemóvel 969 325 220.