sns-container
SNS-Print

Ministra da Saúde visita Unidade Hospitalar de Bragança.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou esta manhã a Unidade Hospitalar de Bragança, inserida na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, onde teve oportunidade de conhecer alguns dos mais recentes investimentos deste hospital.

No seguimento da iniciativa «Governo Mais Próximo» dedicada à valorização do interior do país, a Ministra visitou a nova ala de Medicina Interna do Hospital de Bragança que se encontra em construção e que representa um investimento na ordem dos 398 mil euros. Este novo serviço, que apresenta características inovadoras e irá disponibilizar cuidados de nível intermédio, vai ser constituído por 19 camas, um quarto de isolamento com pressão negativa, bem como salas de trabalho e um espaço dedicado exclusivamente à monitorização dos doentes.

A governante visitou também o Serviço de Pneumologia, no qual se destaca a aquisição de um novo pletismógrafo, que representa um investimento na ordem dos 57 mil euros.

Marta Temido esteve ainda no local onde vai ser construído o novo edifício com Bloco Operatório, Central de Esterilização e Laboratório de Patologia Clínica, um investimento global de mais de 3 milhões de euros, financiado em cerca de 2,5 milhões por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Este edifício será construído de raiz e contempla uma área total de 711m2, fazendo a interligação entre o edifício principal do hospital e o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica.

No Serviço de Imagiologia, Marta Temido esteve na cerimónia de inauguração do novo equipamento de raio-X, um investimento na ordem dos 65 mil euros.

No final da manhã, Marta Temido participou na cerimónia de assinatura do protocolo entre a ULS Nordeste e o Instituto Politécnico de Bragança «Clean Tech Health Center», que contou também com presença do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

Este projeto, que será desenvolvido em conjunto pelas duas instituições, contempla a criação de uma estrutura de investigação e de formação avançada na área da promoção da eficiência e da sustentabilidade nos Cuidados de Saúde, com base na utilização de tecnologias digitais e Ciência de Dados.

No decorrer da visita, Marta Temido sublinhou que é graças ao «esforço de todos é que é possível que estejamos aqui para ver estes investimentos», lembrando que no interior do país «existe outro tipo de dificuldades» e que o desafio passa por «garantir e melhorar o movimento assistencial da região».

A Ministra anunciou a abertura de cinco vagas para Medicina Geral e Familiar e demonstrou a disponibilidade do Governo para estabelecer contratos com médicos com idade superior a 60 anos que queiram continuar a exercer.

Na sua intervenção, a governante sublinhou também a ligação entre economia e saúde, lembrando que o investimento que se faz em saúde e bem-estar se traduz na riqueza das populações.

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023