
Está em fase de preparação o lançamento de 13 novas unidades de cuidados de saúde primários.
Foram realizadas 31,5 milhões de consultas médicas de cuidados primários no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 2019, valor que traduz um crescimento de 3,5% face a 2015, revelou hoje a Ministra da Saúde, no decurso da inauguração da Unidade de Saúde da Batalha, no Porto.
Cumprimentando todos os profissionais de saúde que trabalham nos cuidados de saúde primários, Marta Temido sublinhou a «aposta clara nos cuidados de saúde primários» por parte do Governo.
“Queremos mais consultas e consultas de psicologia, nutrição, saúde oral, visual e queremos também consultas descentralizadas porque queremos, cada vez mais, que o SNS seja uma resposta integrada”, afirmou.
A governante destacou ainda que, na anterior legislatura, foram remodeladas ou construídas de raiz 69 unidades de cuidados de saúde primários, estando atualmente em curso 13 novas unidades.
Acompanhada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Saúde inaugurou esta tarde as Unidades de Saúde de Ramalde e da Batalha, no Porto, cujas novas instalações vão permitir melhorar a prestação de cuidados de saúde de proximidade aos cerca de 27.000 utentes inscritos nas duas unidades.