
Direção-Geral da Saúde responde a questões acerca do vírus.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulga no seu site, um conjunto de respostas acerca do novo Coronavírus (2019-nCoV).
Com material de divulgação escrito em três línguas – português, inglês e mandarim – a DGS associa ainda duas perguntas: “Regressou da China?” ou “Contactou com um doente infetado?”

Se se encontra nesta situação acima descrita, a DGS sublinha que deve ligar para a linha SNS 24 – através do número 808 24 24 24 – e informar sobre a sua viagem recente.
No site da DGS, encontra também várias respostas a questões sobre Coronavírus .
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.
Relativamente a sinais e sintomas, a DGS informa que as pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.
Recorde-se que a DGS emitiu um comunicado ontem, dia 26 de janeiro, no qual esclarece que o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas.
Para saber mais, consulte:
DGS > Perguntas frequentes