
Matosinhos deu as boas vindas a 92 médicos internos.
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) deu as boas vindas aos seus novos médicos Internos no dia 2 de janeiro de 2020.
Este ano, 37 jovens médicos escolheram a instituição para fazer o seu internato de Especialidade e 55 de Formação Geral. E com uma novidade: “Obtivemos a idoneidade na especialidade de Gastrenterologia e este ano recebemos o seu primeiro Interno”, comentou, orgulhosamente, a Diretora do Internato Médico, Ana Veloso.
A chegada dos jovens médicos é sempre um momento inspirador, de renovação na vida da instituição, e por essa razão a Diretora do Internato Médico fez questão de sublinhar a importância da sua presença no dia-a-dia da ULSM. “Vocês chegam para apender, mas nós também vamos aprender convosco, porque só assim é possível crescer. Todos os dias temos de aprender, não podemos assumir que já sabemos tudo”.
Também o P*residente do Conselho de Administração, Taveira Gomes, fez questão de lembrar aos novos Internos o papel crucial que têm na vida da instituição e a expectativa que se renova a cada ano, com a sua chegada, salientando que “fazer o internato aqui, numa Unidade Local de Saúde, é a possibilidade de conhecer todo o sistema, dos cuidados primários aos hospitalares”.
Recorrendo ao lema da ULSM – “Perto de Si” -, Taveira Gomes explicou que este não se refere a “uma questão geográfica, mas sim de estar envolvido com as pessoas de quem cuidamos, de fazer a diferença na qualidade de vida da pessoa que vão ter à vossa frente e de quem devem estar perto”. E é também, frisou, “estar perto dos que cá trabalham, porque todos são importantes, e estar perto de vós, de cuidar de vós, porque o vosso bem-estar é crucial para que tudo funcione”.