sns-container
SNS-Print

OMS certifica erradicação do vírus da poliomielite tipo 3.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), através da Global Commission for the Certification of Poliomyelitis Eradication (Comissão Global para a Certificação da Erradicação da Poliomielite), anunciou a certificação da erradicação do vírus da poliomielite tipo 3, a nível mundial.

Este anúncio ocorreu no dia 24 de outubro de 2019, data em que se assinalou o Dia Mundial da Poliomielite. Atualmente, apenas o vírus da poliomielite tipo 1 permanece em circulação em dois países: Afeganistão e Paquistão.

A Direção-Geral da Saúde considerou este feito «uma conquista muito grande da humanidade» na luta contra uma doença que «matava milhares e milhares de crianças em todo o mundo e deixava milhares e milhares com paralisia para o resto da vida».

Em declarações à agência Lusa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhou tratar-se de «um combate por passos e hoje é de facto um passo histórico porque ficaremos com dois dos três vírus da pólio erradicados em todo o mundo».

Graça Freitas considera que, agora, «todas as atenções estão viradas para o Afeganistão e para o Paquistão para se perceber se vai ser possível [erradicar a doença do planeta]. Estamos em crer que sim, é uma questão de tempo».

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Destaques

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021