sns-container
SNS-Print

Centro recebe renovação de certificação clínica europeia.

O Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) recebeu, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, a renovação do Certificado EUSOMA – Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama pelo reconhecimento como centro de excelência no estudo e tratamento da doença oncológica mamária.

É o primeiro e único Centro de Mama do Serviço Nacional de Saúde (SNS) portador desta distinção de qualidade.

De acordo com o coordenador do Centro de Mama e oncologista cirúrgico, José Luís Fougo, «a renovação desta certificação é o reconhecimento do trabalho de excelência no campo da oncologia mamária, prestado por uma equipa de trabalho multidisciplinar. A capacidade de resposta tem aumentado significativamente, atingindo tempos médios de resposta exemplares no panorama nacional».

Em termos de produção, no primeiro semestre de 2019 realizaram-se 6.621 consultas (um aumento de 8 % relativamente ao período homólogo de 2018) e 447 cirurgias.

A acessibilidade é considerada um valor relevante nesta área, pelo que é de realçar o tempo de espera médio para uma consulta prioritária, que é de cerca de 11 dias, e o tempo de espera médio para uma cirurgia prioritária, que é de cerca de 12 dias.

Em 2018, o Centro de Mama realizou 11.802 consultas, mais 9% que em 2017, e o número de cirurgias (813) aumentou 21% em relação ao mesmo ano.

No Centro de Mama, criado em 2008, trabalham diariamente médicos (cirurgiões gerais, ginecologistas, radiologistas, geneticistas e psiquiatras), psicólogos clínicos, enfermeiras especializadas, técnicos de radiologia e outros elementos de apoio administrativo e logístico.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023
Margarida Tavares anuncia alargamento do acesso à Profilaxia Pré-Exposição para combater infeções por VIH.
29/11/2023