
Cristo Rei, Coimbra e Braga iluminam-se para homenagear SNS
No dia em que se assinala os 40 anos da publicação em Diário da República da Lei n.º 56/79 que cria o Serviço Nacional de Saúde, três monumentos nacionais irão permanecer iluminados na noite de domingo com as cores da bandeira nacional. O Cristo Rei foi um dos monumentos que aderiu ao desafio lançado pelo Ministério da Saúde a prestar, desta forma, homenagem aos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.
Além do icónico miradouro sobre as duas margens do Rio Tejo, também os Municípios de Coimbra e de Braga não quiseram deixar de assinalar a efeméride e associaram-se às várias iniciativas nacionais com que se assinalam os 40 anos do SNS.
Em Coimbra, o 40º aniversário do SNS será celerado através da iluminação do edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira nacional. Da mesma forma, em Braga o edifício da Arcada, na Praça Central da cidade, permanecerá iluminado na noite de 15 de setembro para assinalar os primeiros passos da grande reforma do SNS idealizada por António Arnaut.
A Lei n.º 56/79, que cria o Serviço Nacional de Saúde, foi publicada em Diário da República a 15 de setembro de 1979, concretizando o direito à proteção da saúde, a prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.
Ao longo dos últimos 40 anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal num lugar cimeiro no que se refere à qualidade de vida de milhões de cidadãos e reduziu muitas das desigualdades na sociedade portuguesa.