sns-container
SNS-Print
diaeuropeualimentacao_apn

Novo site da FCNAUP visa o combate à desinformação.

Disponível desde 13 de setembro, o site «Pensar Nutrição” – Combater a desinformação» é um espaço reflexivo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), com o apoio científico da Direção-Geral da Saúde, dedicado exclusivamente a analisar o estado da nutrição e alimentação em Portugal e a fazer fact-checking das principais notícias da atualidade em nutrição e alimentação.

Porque combater a desinformação é um dos principais propósitos deste site, o «Pensar Nutrição» propõe-se a fazer uma análise crítica de alguns factos selecionados que vão marcando o dia-a-dia na área da nutrição, apresentando um sistema de avaliação final da veracidade dos factos baseado em três etiquetas de classificação: Verdadeiro, Impreciso e Falso.

A alimentação inadequada é o principal determinante do estado de saúde dos portugueses. Se num passado recente a maior parte da população tinha uma enorme escassez de informação científica sobre o que comer, hoje a informação é abundante, embora permaneça, de um modo geral, de muito má qualidade, fazendo com que cresça a desinformação e a informação importante permaneça pouco visível e de difícil acesso.

Esta situação é mais agravada com a internet e as redes sociais, existindo muitos milhares de profissionais de saúde e não só, interessados no tema e a comunicar diariamente sobre nutrição, difundindo estes conceitos para toda a população. Todos – técnicos de saúde, jornalistas e cidadãos interessados – necessitam de fontes independentes e atualizadas, de pensar e refletir sobre nutrição.

É o objetivo central do «Pensar Nutrição» através dos docentes, investigadores e alumni da FCNAUP, desconstruir a informação e apresentá-la de modo crítico, validada por um Conselho Editorial e Científico que acompanhará a produção dos nossos textos.

A informação disponibilizada neste sítio é independente de qualquer interesse comercial e pretende estar de acordo com a evidência científica mais recente.

Para saber mais, consulte:

Pensar Nutrição – https://pensarnutricao.pt/

Voltar

Últimas Notícias

Cursos de promoção da literacia em cuidados de saúde.
23/10/2019
Data assinalada com trail «trilhos da saúde» e sessão comemorativa
22/10/2019
Plano Nacional de Combate Resistência aos Antimicrobianos 2019-2023
22/10/2019