
Ministra destaca humanização na prestação de cuidados de qualidade.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, presidiu esta tarde à abertura do encontro «Compromisso para a Humanização Hospitalar – Por Um SNS Mais Humanizado», que decorreu no Centro de Reabilitação do Norte, em Gaia.
Na sua intervenção, Marta Temido destacou que a prestação de cuidados de saúde de qualidade passa impreterivelmente pela humanização de cuidados, não só hospitalares, mas de todos os cuidados – desde os primários aos de reabilitação.
A Ministra referiu que «Humanizar os cuidados é tomar consciência que são as pessoas, os doentes, os familiares que encerram a centralidade da atividade da saúde.»
«Humanizar os cuidados é, e passo a citar o compromisso que hoje aqui se assina, “[maximizar] a expressão dos valores humanos em contexto de relação quotidiana entre os profissionais de saúde (…) e destes com os utentes.”» salientou na sua intervenção.
Marta Temido reconheceu a necessidade de humanizar os cuidados hospitalares, congratulando todos os hospitais que se comprometeram com este desiderato.
Lembrou ainda que «os cuidados de saúde não se resumem àqueles prestados entre os muros do hospital. Há, assim, que estender a cultura de humanização, de proximidade entre tecnicidade e profundo respeito pelos valores e dignidade das pessoas que servimos, a todos os contextos em que as servimos.»
A Ministra destacou que são compromissos como este que contribuem para a materialização da pessoa como centro e foco dos cuidados de saúde e do SNS.
Finalizou a sua intervenção encorajando para que se trabalhe «no sentido de alargar o compromisso com a humanização aos outros níveis de cuidados de SNS», considerando não se efetivará plenamente o direito à saúde se não se contemplar o direito a ser tratado condignamente, com respeito, atenção e qualidade.