sns-container
SNS-Print

Ministra da Saúde marca presença na comemoração de Dia Nacional.

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participou esta sexta-feira, 19 de julho, na 1.ª comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, no Montijo.

O Governo instituiu o dia 20 de julho como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, em comemoração da data da realização do primeiro transplante de órgãos em Portugal, realizado há 50 anos. Foi a 20 de julho de 1969, que a equipa médica liderada pelo cirurgião Linhares Furtado fez, pela primeira vez, um transplante renal com dador vivo, intervenção pioneira, na altura, no país.

O diploma publicado no Diário da República, assinado pela Ministra da Saúde, no passado dia 28 de junho, destaca que esta é uma forma de «reconhecimento aos dadores e famílias, aos profissionais de saúde, assim como para recordar à sociedade que a doação de órgãos ajuda a salvar a vida ou contribui para melhorar a qualidade de vida de muitos doentes, tornando, assim, mais conhecido o seu significado».

Subordinada ao tema «Para que outros vivam», esta foi uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa Nacional que visa assinalar a cooperação entre as duas áreas no garante da saúde dos portugueses.

Na sessão de encerramento, Marta Temido referiu que é muito significativo o esforço que se faz entre as várias entidades, quer da Saúde quer da Defesa, sublinhando que se sente tranquila com a entrega permanente e dedicação destes profissionais. O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, aproveitou a ocasião para homenagear o empenho dos profissionais no salvamento de vidas.

Este evento teve, ainda, intervenções de representantes do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Associação de Transplantados Pulmonares de Portugal, Força Aérea, Marinha e Exército. Manuel Francisco, na qualidade de pessoa transplantada, também esteve presente na iniciativa e prestou o seu testemunho.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Informação de agenda

Voltar

Últimas Notícias

Cidadãos residentes em Portugal com acesso à Área do Cidadão.
23/08/2019
Lamego acolhe programa comunitário de exercício físico.
23/08/2019
INSA redesignado centro colaborativo da Organização Mundial da Saúde.
23/08/2019