sns-container
SNS-Print

Transformar SNS «é o grande desafio» do futuro, afirma Ministra da Saúde 

Para a Ministra da Saúde transformar o Serviço Nacional de Saúde é um dos grandes desafios futuros. Marta Temido ,  que marcou presença ontem, dia 18 de julho, na sessão «Desafios do SNS e a sua história», promovido no âmbito das comemorações dos 40 anos do SNS, durante a qual foi apresentado o livro «Serviço Nacional de Saúde – Breve interpretação e bases para a sua transformação», referiu que o SNS deve ser reorganizado, porque o atual modelo desresponsabiliza os dirigentes e tem de ter mais financiamento. A Ministra da Saúde afirmou que, 40 anos após a criação do SNS, e preservando os seus princípios fundamentais, «é necessário reorganizar a malha de serviços».

«Portugal modificou-se muito em termos demográficos, em termos epidemiológicos, em termos económicos, em termos sociais, as expectativas das pessoas são hoje muito diferentes e as pessoas são mais exigentes. Muito daquilo que é ainda a marca do nosso serviço público de menor atenção a algumas dimensões que hoje são vitais na perceção que se forma quando se contacta com um serviço têm de ser mais atendidas», considerou.

«Seria penoso, socialmente, abandonar, seria péssimo para os portugueses que deixássemos cair esta ideia generosa do SNS, que é um instrumento de coesão social, de melhoria das condições de vida, de esperança e de construção da felicidade. Este livro traz contributos importantes sobre a forma como se pode contribuir para que o SNS não esmoreça», concluiu Marta Temido .

SNS: É preciso envolver mais os cidadãos nos processos de decisão

Com dezenas de contribuições, o livro «Serviço Nacional de Saúde – Breve interpretação e bases para a sua transformação» é a primeira iniciativa da Fundação para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde (FSNS) para assinalar os 40 anos do SNS e começou a ser feito há cerca de dois anos pelo médico Luís Ferreira Marquês (que morreu entretanto). Conta a história do SNS, contém depoimentos inéditos e faz propostas para um SNS melhor, que responda aos desafios atuais e de futuro.

Voltar

Últimas Notícias

Cidadãos residentes em Portugal com acesso à Área do Cidadão.
23/08/2019
Lamego acolhe programa comunitário de exercício físico.
23/08/2019
INSA redesignado centro colaborativo da Organização Mundial da Saúde.
23/08/2019