
Ministra da Saúde na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.
A Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS), realiza a sua 72.ª sessão em Genebra, na Suíça, entre 20 e 28 de maio de 2019.
O tema deste ano da Assembleia Mundial da Saúde é a «Cobertura Universal de Saúde».
A Ministra da Saúde interveio, no dia 20 de maio, num evento paralelo à 72.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o acesso efetivo a medicamentos, vacinas e produtos de saúde.
Marta Temido referiu que «caminhamos em direção a uma abordagem pragmática para o acesso a medicamentos de qualidade, seguros e acessíveis, a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública que constitui um elemento essencial da cobertura universal de saúde e do direito à saúde».
«Garantir acesso equitativo a medicamentos novos e inovadores, especialmente aqueles que satisfazem necessidades médicas não satisfeitas ou trazem benefícios significativos à saúde, é uma responsabilidade que nos vincula a todos no dever compartilhado de garantir o direito à saúde e aos cuidados de saúde», sublinhou.
A Ministra da Saúde reforçou o apoio e empenho de Portugal na cooperação com a OMS sobre o acesso aos medicamentos.
Para assistir em direto, aceda:
72.ª Assembleia Mundial da Saúde > http://www.who.int/mediacentre/events/2019/wha72/webstreaming/en/ – em inglês
Legenda: Embaixador Rui Filipe Monteiro Belo Macieira, Representante Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais (NUOI), em Genebra, Ministra da Saúde, Marta Temido, Eduardo Pinto da Silva, Conselheiro da Missão Portuguesa, e Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.