sns-container
SNS-Print

INSA revela que 65% da população adulta escova os dentes 2 vezes ao dia.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, efetuou um estudo com o objetivo de descrever a prevalência de hábitos de higiene oral na população portuguesa em 2015, utilizando dados recolhidos no primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), e de analisar a sua associação com fatores demográficos e socioeconómicos. Os resultados deste trabalho indicam que 65% da população adulta portuguesa (25-74 anos) escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia, uma delas antes de dormir.

Outro dos resultados do estudo mostra que a adesão às recomendações de escovagem dos dentes emitidas pela Direção-Geral da Saúde é superior nas mulheres (75,1% versus 53,9% nos homens). O trabalho revelou, ainda, que a adesão às recomendações é superior nos indivíduos residentes em áreas urbanas e com um nível de instrução mais elevado.

Os cuidados preventivos em saúde oral, como a escovagem regular dos dentes, são determinantes na preservação da dentição e na manutenção da própria saúde do indivíduo, uma vez que contribuem para a redução do risco de ocorrência de doenças orais mas, também, para a saúde geral e qualidade de vida da pessoa.

O INSEF foi realizado em 2015 pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com as cinco administrações regionais de saúde, com as duas Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e com o Instituto Norueguês de Saúde Pública. A população-alvo foi constituída por indivíduos não institucionalizados, com idade compreendida entre os 25 e os 74 anos, residentes em Portugal há mais de 12 meses e com capacidade para realizar uma entrevista em português, participado no inquérito 4.911 indivíduos.

Para saber mais, consulte:

INSA > Hábitos de higiene oral em Portugal: resultados do primeiro Inquérito de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015)

Voltar

Últimas Notícias

Trabalho desenvolvido pelo ACES Oeste Norte reconhecido.
18/05/2019
A Estratégia de Saúde LGBTI é coordenada pela DGS.
17/05/2019
Ministra destaca trabalho do projeto social da associação P28.
17/05/2019