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novo site sns 24 NOTICIA

Antestreia do lançamento do novo site, dia 23 de janeiro.

Decorre no dia 23 de janeiro, a antestreia do lançamento do novo site do SNS 24, nas instalações do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, sediadas na Avenida de Madrid, pelas 18 horas.

Esta cerimónia, organizada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, conta com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.

Dirigido ao cidadão, pretende ser um espaço agregador de informação sobre saúde, atualizado e fidedigno, com funcionalidades inovadoras, de entre as quais se destaca o avaliador de sintomas, que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente. É um facilitador de triagem que ajuda o cidadão a entender melhor os seus sintomas. Nesta primeira fase, será focado na avaliação de sintomas gripais, mas no decorrer do ano serão disponibilizados outros tipos de sintomas.

Será feita também uma apresentação dos serviços informativos e administrativos e de triagem, aconselhamento e encaminhamento (TAE) de forma mais detalhada.

A conceção do novo site resulta de uma auscultação aos diferentes stakeholders da saúde, pretendendo ser uma ferramenta facilitadora no percurso do cidadão pelo Serviço Nacional de Saúde e, à semelhança dos outros meios do SNS 24 (telefone e email), criar uma experiência de utilização positiva, útil e resolutiva.

Os serviços TAE permitem avaliar o nível de risco apresentado pelo cidadão, baseado em algoritmos clínicos, podendo o aconselhamento passar por autocuidados e permanência no domicílio. Posteriormente, poderá ser feita uma chamada de controlo para aferir a evolução da situação clínica do utente. Sempre que necessário, encaminham o cidadão para a estrutura de cuidados de saúde do SNS mais adequada (Centro de Saúde, Serviço de Urgência, INEM). De sublinhar que o SNS 24 atendeu mais de um milhão de chamadas em 2018, traduzindo-se num crescimento de cerca de 30% comparativamente a 2017.

Como modelo diferenciador na relação do cidadão com o Serviço Nacional de Saúde, o SNS 24 facilita o acesso, assegura a igualdade e simplifica a utilização do SNS em qualquer ponto do país e a partir de diversos dispositivos/meios, 365 dias por ano e 24h/dia.

Com novas funcionalidades, o novo site irá tornar mais eficiente a relação do cidadão com o SNS.

E não se esqueça: antes de tudo, ligue para SNS 24 (808 24 24 24).

Para saber mais, consulte:

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