sns-container
SNS-Print
pessoas na rua saude

Gripe em Portugal já entrou em fase epidémica.

A gripe entrou na semana passada em atividade epidémica em Portugal, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, divulgado esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), confirmando que a primeira semana do ano marcou o início do período da epidemia.

O INSA refere que a taxa de incidência de gripe foi de 80,9 casos por 100 mil habitantes na primeira semana de janeiro, com dois subtipos de vírus em circulação. O número de consultas por síndrome gripal nos centros de saúde manteve uma tendência crescente na maioria das regiões do país.

Quanto aos casos mais graves, na primeira semana de janeiro foram reportados cinco casos de gripe nas 22 unidades de cuidados intensivos que prestaram informação ao INSA. Quatro dos cinco casos são pessoas com mais de 65 anos e três tinham doença crónica associada.

Desde o início da atual época gripal já foram reportados 18 internamentos em cuidados intensivos, sendo em todos eles identificados o vírus influenza do tipo A. Na primeira semana do ano, foram reportados cinco casos de gripe pela Enfermaria Pediátrica que colabora na vigilância, quatro deles em crianças com menos de três anos e um numa criança com oito anos.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge > Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe – Semana 1

Voltar

Últimas Notícias

A sessão conta com a presença da Ministra da Saúde.
22/03/2019
Ministra da Saúde participa em conferência dia 23 de março.
22/03/2019
«Nutrição – uma visão global» em debate na Culturgest.
22/03/2019