sns-container
SNS-Print
Campanha_vacinacao

Neste inverno não se deixe apanhar pela gripe. Vacine-se!

A vacinação contra a gripe, época 2018/2019,  teve início em 15 de outubro.  A este propósito, a Direção-Geral da Saúde  (DGS) lançou uma campanha especialmente dirigida a cidadãos e a profissionais de saúde, incluindo prestadores de cuidados.

«Neste inverno não se deixe apanhar pela gripe – Cidadãos»

«Neste inverno não se deixe apanhar pela gripe – Profissionais»

Em 2018, a vacinação começou cerca de duas semanas depois do que tem sido habitual, para garantir uma melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe, que em Portugal tem início, habitualmente, na segunda quinzena de dezembro.

No Serviço Nacional de Saúde (SNS), a vacina continua gratuita a partir dos 65 anos, para residentes ou internados em instituições, para os bombeiros e para pessoas com algumas doenças específicas. Nestes casos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.

Além dos 1,4 milhões de doses adquiridas para o SNS, haverá também vacinas dispensadas nas farmácias através de prescrição médica, com uma comparticipação de 37%.

As receitas médicas específicas para a vacina da gripe passadas desde o dia 1 de julho terão validade até final do mês de dezembro.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

A vacinação é a melhor forma de prevenir as complicações graves. A DGS recomenda que as vacinas sejam administradas, de preferência, até final do ano.

Para saber mais, consulte:

DGS > Vacinação contra a gripe. Época 2018/2019

 

Voltar

Últimas Notícias

Data assinala-se a 15 de novembro e alerta para a importância do diagnóstico precoce.
15/11/2018
INEM participa no exercício de cibersegurança CIBERPERSEU.
15/11/2018
Especialistas reforçam equipa do Centro de Saúde de Portimão.
15/11/2018