sns-container
SNS-Print
Election of five non-permanent members of the Security Counci

SEAS em evento paralelo sobre erradicação da epidemia na 73.ª UNGA.

Esta quinta-feira, dia 27 de setembro, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), Fernando Araújo, participa no evento sobre erradicação do VIH, tuberculose e hepatite viral por meio da colaboração intersectorial, na Europa e na Ásia Central (Side Event on Ending HIV, Tuberculosis and Viral Hepatitis through intersectoral collaboration), que decorre paralelamente à 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA – General Assembly of the United Nations), em Nova Iorque.

O evento, coorganizado pela missão permanente da República Eslovaca para as Nações Unidas, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa e a Organização Internacional para as Migrações, serve como plataforma para discutir como a colaboração intersectorial, em diferentes níveis, pode alavancar o progresso adicional, tanto para acabar com a epidemia como para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o espírito de «não deixar ninguém para trás».

De acordo com a organização, foram alcançadas melhorias substanciais de saúde na Região Europeia, com uma expectativa de vida crescente e diminuição gradual das desigualdades entre os países. No entanto, a tendência não se verifica na população mais pobre e em situações de vulnerabilidade, acontecendo o mesmo em relação à tuberculose, ao VIH e à hepatite viral.

Apesar de ter registado a mais rápida descida nas taxas de tuberculose entre todas as regiões da OMS, a Região Europeia, que inclui a Ásia Central, ainda tem a maior proporção de tuberculose multirresistente a nível mundial e é a área com a mais rápida taxa de aumento de novas infeções pelo VIH.

Garantir a saúde e o bem-estar para todos em todas as idades e «não deixar ninguém para trás» são valores centrais incorporados na agenda das Nações Unidas 2030 para o desenvolvimento sustentável. Para o efeito, existe uma coligação baseada na questão da saúde e do bem-estar para todos, a fim de promover a cooperação transectorial na região europeia.

«O evento paralelo representa uma oportunidade única para lançar a referida posição comum e de intercâmbio de boas práticas», refere a organização.

Para saber mais, consulte:

  • Organização das Nações Unidas > Assembleia Geral (em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo)
Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023