
Produto da Barral BabyProtect e da marca INCA com inconformidades.
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde ordenou a suspensão imediata da comercialização e a retirada de todas as unidades existentes no mercado do produto cosmético Barral BabyProtect Creme de Rosto e de todos os produtos da marca INCA. Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar, por não ser possível garantir a sua qualidade e segurança.
O produto cosmético Barral BabyProtect Creme de Rosto não cumpre com o Regulamento (CE) n.º 1223/2009, de 30 de novembro, devido à identificação laboratorial de Phenoxyethanol não declarado na lista de ingredientes, bem como à utilização de conservantes não autorizados.
As entidades que disponham de embalagens deste produto não as podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução. Para informações adicionais, o Infarmed aconselha o contacto com a Angelini Farmacêutica, Lda.
Relativamente à marca INCA, o Infarmed informa que detetou laboratorialmente a presença da mistura de conservantes «Methylchloroisothiazolinone (and) Methylisothiazolinone» nos produtos «INCA Creme hidratante Limão» e «INCA Creme hidratante de Frutas» e que verificou que todos os cosméticos da mesma marca foram colocados no mercado sem que a pessoa responsável garanta o cumprimento das obrigações previstas.
De acordo com o Infarmed, a utilização desta mistura de conservantes é proibida em produtos cosméticos não enxaguados e pode colocar em sério risco a saúde humana, por induzir alergia de contacto.
Para saber mais, consulte:
Infarmed: