
Ministro da Saúde participa na cimeira, em Nova Iorque.
Cerca de cinquenta chefes de Estado e de Governo participam esta quarta-feira, dia 26 de setembro, na primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Tuberculose, na sede da organização, em Nova Iorque, contando com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
A Reunião de Alto Nível sobre Tuberculose (High Level Meeting on Tuberculosis) decorre no âmbito da 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA – General Assembly of the United Nations ).
O encontro, a decorrer sob o tema «Unidos para acabar com a tuberculose: uma resposta global urgente a uma epidemia global», visa acelerar os esforços para alcançar o objetivo de eliminar a epidemia de tuberculose no mundo até 2030.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cumprir esta meta (eliminar a epidemia de tuberculose no mundo até 2030), os países precisam de reduzir em 90% o número de vítimas mortais e em 80% a quantidade de novas infeções em relação aos números de 2015.
Tuberculose: Número de mortes e infeções diminuiu, mas doença continua a ser infeção que mata mais pessoas em todo o mundo
A tuberculose continua a ser uma das dez principais causas de morte em todo o mundo. Cerca de 1,6 milhões de pessoas perderam a vida devido à doença no ano passado, 2017, mas o seu impacto está a diminuir. A infeção é a que mais pessoas mata e está à frente do vírus da imunodeficiência humana (VIH).
As conclusões são do Relatório Global da Tuberculose, publicado pela OMS, no dia 18 de setembro de 2018.
O relatório estima que 10 milhões de pessoas contraíram a doença no ano passado, incluindo 5,8 milhões de homens, 3,2 milhões de mulheres e mais de 1 milhão de crianças.
Em 2017, a tuberculose foi responsável por cerca de 1,3 milhões de mortes de pessoas que não vivem com o VIH e cerca de 300 mil pessoas seropositivas.
Para saber mais, consulte:
- Organização das Nações Unidas > Assembleia Geral (em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo)
- Organização das Nações Unidas > Relatório Global da Tuberculose (em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo)