sns-container
SNS-Print
CHTS_SBV

Formação interna em Suporte de Vida com dupla certificação.

Na passada quinta-feira, dia 20 de setembro, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) deu início a ações de formação interna em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida. Os formadores, dez médicos e enfermeiros do CHTS, têm certificação nacional, através do Instituto Nacional de Emergência Médica, e internacional, pela American Heart Association.

O projeto teve início em fevereiro, com a formação da equipa, que está agora preparada para ministrar estes cursos aos profissionais do centro hospitalar, mas também para estender estas ações ao exterior.

Fernando Moura, diretor do Serviço de Anestesiologia e coordenador deste projeto, entende que é essencial «treinar muito» e dotar todos os profissionais do CHTS de conhecimentos em SBV, fazendo um a dois cursos mensais. E se esta formação é aberta a todos, independentemente da sua formação base, os cursos de Suporte Avançado de Vida, direcionados especificamente para médicos e enfermeiros, são outra aposta em matéria de formação.

A paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte em todo o mundo e as técnicas de SBV, a par da utilização da desfibrilhação automática externa, são a forma mais eficaz de contrariar esta tendência. Uma «atuação correta e atempada pode fazer a diferença entre a vida e a morte», reforça Marco Sousa, enfermeiro responsável pelo projeto.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa > Notícias

 

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023