sns-container
SNS-Print
SaudeOralTodos651

ARS e municípios assinam protocolos de colaboração.

«Saúde Oral Para Todos» é o mote da cerimónia que decorre esta terça-feira, dia 18 de setembro, na Sala Luís Freitas Branco, do Centro Cultural de Belém, Lisboa, que conta com a assinatura de protocolos de colaboração entre 65 municípios e Administrações Regionais e Unidades Locais de Saúde, no âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, estão presentes nesta cerimónia, na qual será ainda anunciada a nova ambição do Governo na área da Saúde Oral.

O XXI Governo inscreveu como meta, no seu Programa para a Saúde, a criação de, pelo menos, um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde (ACES) até ao final da presente legislatura. As experiências-piloto avançaram em 2016, em 13 centros de saúde, e foram sendo replicadas noutras regiões, existindo já 63 gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários de norte a sul do País.

Fruto do sucesso das experiências-piloto, e tendo em conta que a saúde oral é essencial para o bem-estar físico, mental e social das populações, o Ministério da Saúde decidiu ir mais longe e renovou a sua ambição, tendo em vista a promoção da equidade e da proximidade e o aumento e a melhoria da cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários.

O Ministro da Saúde preside à sessão de encerramento do evento, estando a abertura a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, com o tema «Uma nova ambição para a saúde dos Portugueses». A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, falará sobre o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, cabendo ao Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, abordar «A Medicina Dentária para um Serviço Nacional de Saúde mais próximo».

O evento conta ainda com o painel «Autarcas juntos pela saúde oral dos Portugueses», a que se seguirá a assinatura de protocolos entre as Administrações Regionais de Saúde e as Unidades Locais de Saúde e os municípios. «Portugal no caminho da vanguarda internacional» é o tema da intervenção de Kathryn Kell, Presidente da Federação Dentária Internacional (FDI – World Dental Federation).

A sessão termina com um momento lúdico protagonizado pelos alunos da Associação Jardim de Infância Alfredo da Mota.

Para saber mais, consulte:

Programa – PDF – 232 Kb

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Évora inicia uma nova especialidade para a região.
18/01/2022
Hospital Distrital de Santarém registou aumento de atividade em 2021.
18/01/2022
Mais de 4 milhões de pessoas receberam reforço contra a Covid-19
18/01/2022