sns-container
SNS-Print

DGS lança manual com receitas à base de conservas de pescado.

Produzimos mais de 52 mil toneladas de conservas de pescado por ano e, no entanto, subsistem muitas dúvidas sobre o seu valor nutricional e alimentar e, ainda, como cozinhar de forma inovadora este alimento barato e facilmente acessível ao longo do ano.

Estas foram algumas das razões que levaram a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da equipa do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), a recolher informação nutricional de mais de 290 conservas e a pedir ao Chef Fábio Bernardino e sua equipa para produzirem várias receitas que demonstrassem a versatilidade gastronómica das nossas conservas, desde o atum, sardinha e cavala até ao mexilhão ou lulas. Todas as receitas apresentadas não levaram sal adicionado e a sua composição nutricional é descrita em cada receita.

Para além destas sugestões práticas, de como cozinhar o pescado  e da informação inovadora sobre o valor nutricional de muitas das conservas à venda em Portugal, é feita ainda uma revisão sobre os riscos e vantagens do consumo de conservas bem como uma análise do seu preço.

A maior parte das conservas de pescado à venda em Portugal, à data desta recolha, apresenta valores de sal sem excessos, proteína de grande qualidade e, em muitos casos, gordura de grande valor nutricional.

O documento resulta do trabalho levado a cabo por diferentes Ministérios que integram a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) e pretende contribuir para o aumento e popularização do consumo de pescado em Portugal, um  alimento de grande interesse para o público mais jovem, geralmente pouco motivado para o consumo de pescado, bem como para a população idosa, onde a proteína é essencial para a manutenção da qualidade muscular e qualidade de vida no geral.

Para saber mais, consulte:

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Receitas com lata

 

 

 

Voltar

Últimas Notícias

Médico dentista nos CS de todos os municípios até 2020.
20/09/2018
Governo autoriza concurso para novas instalações.
20/09/2018
Hospital de Santa Cruz com tratamento inovador.
18/09/2018