sns-container
SNS-Print

INEM garante dispositivo de apoio com mais de 30 profissionais.

O INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica tem um dispositivo de emergência médica destinado especificamente a garantir o apoio no combate aos incêndios na região de Monchique. Do dispositivo fazem parte, no momento, mais de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, psicólogos, elementos ligados à gestão do dispositivo e à logística.

Quanto aos recursos materiais, o INEM mobilizou mais de 13 meios, entre viaturas médicas de emergência e reanimação, ambulâncias de suporte imediato de vida, ambulância de emergência médica, unidades móveis de intervenção psicológica de emergência (UMICE) e veículos de apoio.

Para dar resposta aos pedidos de apoio psicológico, o INEM disponibilizou três UMICE, constituídas por um psicólogo e um técnico de emergência pré-hospitalar. Estas unidades procuram fazer uma triagem dos casos, bem como a avaliação e promoção de estratégias, de modo a minimizar o desenvolvimento de patologias, como as perturbações de stress que são associadas à vivência de traumas. Todos os casos sinalizados são depois referenciados para os níveis de resposta seguinte, nomeadamente os centros de saúde e as unidades de saúde mental.

No local, o INEM operacionaliza também um núcleo técnico de emergência médica e um núcleo de coordenação ao apoio psicológico e social de emergência.

Outro dos recursos materiais do dispositivo de emergência médica acionado pelo INEM é a Sala de Situação Nacional. A ativação deste recurso permite, nestas situações, a atuação coordenada de todos os meios do INEM integrados no dispositivo, assegurando uma estreita e imediata articulação com as restantes entidades envolvidas na operação.

Todos estes recursos estão englobados no dispositivo de combate ao incêndio em Monchique, cujo comando da operação está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O INEM recomenda, ainda, a todos os cidadãos, que sigam os apelos e as ordens das autoridades envolvidas na operação de socorro.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica > Notícias

 

Voltar

Últimas Notícias

Ministério da Saúde presta homenagem às quatro vítimas.
16/12/2018
Discurso da Ministra da Saúde na apresentação da Lei de Bases.
14/12/2018
Ministra da Saúde presidiu à cerimónia de assinatura de protocolo.
14/12/2018