sns-container
SNS-Print

IPST apela à doação, dia 14 de agosto, no MAR Shopping Matosinhos.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e o MAR Shopping Matosinhos voltam a lançar o apelo à doação de sangue, sob o lema «Dê sangue à vida».

Assim, à semelhança de anos anteriores, a unidade móvel do IPST vai marcar presença no MAR Shopping Matosinhos para realizar novas colheitas de sangue. Os interessados devem dirigir-se ao parque exterior do centro comercial, junto à entrada MAR, na próxima terça-feira, 14 de agosto, entre as 14 e as 19 horas.

Para Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto do IPST, «no verão os pedidos de dádiva de sangue são reforçados pelo aumento das necessidades. Além de um ato solidário, contribuir para esta causa pode ajudar a salvar vidas. Temos, assim, de continuar a sensibilizar as pessoas para a importância de doar sangue, sobretudo em alturas em que as reservas registam maior escassez no stock», sublinha a responsável. E acrescenta «promover e divulgar a dádiva de sangue junto dos mais jovens continua a ser vital, para garantir a autossuficiência de sangue no futuro.»

A parceria entre o IPST e o MAR Shopping Matosinhos já permitiu angariar mais de 600 dadores inscritos. A terceira e última colheita do ano, que antecipa o período crítico do Natal, tem data agendada para 14 de dezembro.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Cuidados a ter na dádiva de sangue

Antes:

  • Deverá hidratar-se com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia;
  • Deverá evitar grandes períodos de exposição solar;
  • Deverá tomar o pequeno almoço se der sangue no período da manhã;
  • Se der sangue após o almoço deverá aguardar 3 horas para completar a digestão.

 

Após:

  • Deverá continuar a hidratação;
  • Deverá evitar grande períodos de exposição solar;
  • Deverá evitar exercícios físicos.

Para saber mais, consulte:

IPST > Sessões de colheita de sangue

Voltar

Últimas Notícias

Secretário de Estado contribuiu com visão política do tema.
11/10/2018
Fernando Araújo visita equipa da Associação Crescer.
11/10/2018
Governo defende mudança de paradigma das políticas de saúde.
11/10/2018