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Conheça as sugestões da DGS para alimentação saudável na praia.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), partilha recomendações para uma alimentação saudável e equilibrada durante a época balnear.

Para levar para a praia, opte por refeições e snacks práticos e com riqueza nutricional, procurando variar e escolher alimentos característicos desta época.

Além de uma alimentação variada e equilibrada, é fundamental que a alimentação seja também segura. Nesta altura, devido às elevadas temperaturas, favoráveis ao crescimento de microrganismos, o risco de intoxicação alimentar é superior, uma vez que os alimentos ficam mais suscetíveis à deterioração.

Desta forma:

  • Mantenha os alimentos à sombra, longe da exposição solar direta;
  • Prefira alimentos que não se alterem com o calor como o pão, conservas, frutos oleaginosos e algumas frutas e hortícolas previamente lavadas;
  • Se optar por alimentos mais perecíveis (iogurtes, queijo, alguns tipos de frutas como melancia, melão, meloa, pêssego, cerejas), deve acondicioná-los numa geleira ou mala térmica, colocando placas frias para manter a refrigeração;
  • Prepare os alimentos preferencialmente no próprio dia. Lave previamente as mãos e utensílios, não devendo utilizar os mesmos materiais para diferentes géneros alimentícios, quer em cru, quer confecionados;
  • Lave os alimentos frescos em casa e transporte-os numa caixa fechada;
  • Se não for possível levar consigo uma mala térmica ou geleira, não deve transportar para a praia: molhos (por exemplo, maionese ou natas), marisco, lacticínios (principalmente iogurtes e queijo fresco), quiches, empadas, folhados, gelatina e produtos de pastelaria com cremes.

 

Para saber mais, consulte:

Nutrimento – https://nutrimento.pt/

 

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