sns-container
SNS-Print

Relatório indica que proteção corresponde ao indicado no rótulo.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, entidade a quem compete supervisionar os produtos cosméticos, divulgou, no dia 6 de agosto, um relatório com a análise laboratorial de protetores solares.

Este relatório decorre de uma ação de supervisão do mercado de protetores solares, que consistiu na determinação do fator de proteção solar (FPS ou SPF, Sun Protection Factor) e na avaliação laboratorial da qualidade microbiológica. Esta análise incidiu sobre 22 formulações de protetores solares, correspondentes a 154 ensaios realizados.

De acordo com o relatório, e do ponto de vista laboratorial, todos os produtos analisados apresentaram um fator de proteção solar correspondente à categoria declarada no rótulo, não tendo sido detetada qualquer não conformidade.

Também a nível microbiológico, todos os produtos analisados cumpriram os limites estabelecidos no referencial normativo aplicável aos parâmetros avaliados.

Deste modo, o Infarmed conclui que, do ponto de vista da qualidade e segurança, todos os produtos analisados se encontravam conformes, considerando a legislação em vigor e os métodos implementados.

O Infarmed acrescenta ainda que continuará a sua monitorização, de forma a garantir a segurança e qualidade dos protetores solares que se encontram no mercado português, mas salienta que, mesmo utilizando protetores solares seguros e de qualidade, devem ser conhecidas e respeitadas as precauções com a proteção solar.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Relatório – Análise Laboratorial de Protetores Solares

 

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023