
Data assinala-se de 1 a 7 de agosto e promove o aleitamento materno.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada anualmente, entre os dias 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.
A data evoca a Declaração Innocenti, assinada pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Em 2018, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema «Amamentação, a Base Para a Vida» e pretende alcançar os seguintes objetivos:
- Informar sobre a relação entre uma boa nutrição, a segurança alimentar, a redução da pobreza e a amamentação;
- Ancorar a amamentação como base da vida;
- Envolver-se com indivíduos e organizações para maior impacto;
- Galvanizar a ação para promover o aleitamento materno como parte de uma boa nutrição, da segurança alimentar e da redução da pobreza.
Num mundo de desigualdades, crises e pobreza, o aleitamento materno é o alicerce da boa saúde ao longo da vida das crianças e mães. Todos temos um papel a desempenhar para garantir o crescimento, o desenvolvimento e a sobrevivência das crianças em todo o mundo.
Em Portugal, a Semana do Aleitamento Materno realiza-se de 28 de setembro a 5 de outubro de 2018, iniciando-se com a Conferência Internacional de Aleitamento Materno 2018, subordinada ao tema «Um Alicerce para a Vida», que vai decorrer no Hospital de Magalhães Lemos (Porto), a 28 de setembro.
Para saber mais, consulte:
- Semana Mundial do Aleitamento Materno – http://worldbreastfeedingweek.org/ (em inglês)
- Organização Mundial da Saúde > Semana Mundial do Aleitamento Materno 2018 (em inglês)
- Direção-Geral da Saúde > Semana Mundial do Aleitamento Materno 2018