sns-container
SNS-Print

Médio Ave recebe equipamento para atuação em emergência.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que serve os concelhos de Santo Tirso, Trofa e Vila Nova de Famalicão, vai passar a dispor de um compressor cardíaco externo.

O novo equipamento, atribuído pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, vai permitir «aumentar a eficácia da atuação em determinadas situações de paragem cardíaca», de acordo com o Centro Hospitalar do Médio Ave.

No caso da VMER, este equipamento vai permitir a curto prazo a integração no projeto ECMO (sigla em inglês que significa oxigenação extracorpórea da membrana), em articulação com o Centro Hospitalar de São João, abrindo a possibilidade de oxigenação e circulação extracorpórea, o que poderá aumentar a sobrevida de vítimas de paragem cardíaca, acrescenta o centro hospitalar.

A ECMO é uma técnica de suporte vital extracorporal que permite a substituição temporária das funções pulmonar e cardíaca nos casos de falência respiratória e/ou circulatória aguda grave, possibilitando a referenciação atempada e resgate em segurança destes doentes para centros especializados.

A equipa da VMER já recebeu formação pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, seguindo-se seis dias de treino e de habituação ao equipamento para o seu manuseio adequado e seguro, conclui o Centro Hospitalar do Médio Ave.

Visite:

CHMA – http://www.chma.pt/portal/

 

Voltar

Últimas Notícias

O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023
Margarida Tavares anuncia alargamento do acesso à Profilaxia Pré-Exposição para combater infeções por VIH.
29/11/2023