
Saúde Ambiental e Ocupacional recebe alunos do ensino secundário.
A Unidade de Ar e Saúde Ocupacional (UASO) do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) vai abrir, nos dias 12 e 13 de novembro, as portas dos seus laboratórios em Lisboa a estudantes do ensino secundário. A iniciativa tem como principal objetivo promover a Saúde Ambiental e Ocupacional, através de atividades de avaliação e prevenção de riscos de exposição a agentes químicos nos locais de trabalho.
Além de sensibilizar os mais jovens para a importância das condições de trabalho, este Dia Aberto visa também divulgar as atividades de prevenção em saúde ambiental e ocupacional desenvolvidas pelo Instituto Ricardo Jorge, assim como o tipo de profissionais envolvidos e missão, com destaque para a avaliação e prevenção de riscos de exposição a agentes químicos nos locais de trabalho, disciplinas intervenientes e suas atividades na prevenção da exposição.
A iniciativa prevê a realização de palestras e visitas aos laboratórios da UASO, com sessões nos períodos da manhã (entre as 10 horas e as 12h30) e tarde (das 14 horas às 16h30). As escolas/turmas interessadas devem efetuar a inscrição até 5 de novembro, através do e-mail comunicacao@insa.min-saude.pt, sendo necessário indicar a opção do horário pretendido (duas prioridades), nome da escola, ano letivo da turma, área de estudos, número de alunos e professores (máximo de trinta alunos por turno), identificação do professor responsável e contactos.
O «Dia Aberto na Unidade de Saúde Ambiental e Ocupacional – Prevenção de riscos de exposição profissional no trabalho, promoção de locais de trabalho saudáveis» integra, também, a campanha europeia «Healthy Workplaces Campaign 2018-19, Manage dangerous substances in the workplace», da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA). O ambiente de trabalho seguro e saudável tem sido o mote das campanhas da agência europeia na área da prevenção dos riscos profissionais.
Para 2018-2019, a EU-OSHA propôs o desenvolvimento do tema «Locais de trabalho saudáveis: gestão de substâncias perigosas», no sentido de sensibilizar para os riscos apresentados pelas substâncias perigosas no local de trabalho, ajudando a esclarecer equívocos comuns. A campanha pretende ainda promover a avaliação dos riscos, prestando informações sobre ferramentas práticas e criando oportunidades para a partilha de boas práticas.
Para saber mais, consulte:
Instituto Ricardo Jorge > Notícias