sns-container
SNS-Print

Retirados do mercado lotes contendo substância ativa valsartan.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde mandou retirar do mercado vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, porque foi encontrada uma impureza.

Segundo o Infarmed, a impureza identificada no âmbito do sistema europeu de suspensão de medicamentos apenas foi detetada nos fármacos cuja substância ativa valsartan foi fabricada por uma empresa na China.

Assim, os Estados-Membros da União Europeia, em articulação com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), desencadearam, como medida preventiva, a recolha dos lotes em todo o circuito da distribuição dos medicamentos potencialmente afetados.

O Infarmed recomenda aos doentes que estejam a utilizar os medicamentos afetados que não interrompam os tratamentos e que contactem o médico ou farmacêutico para prescrição ou dispensa de outro fármaco.

Esclarece ainda que há medicamentos com a mesma substância ativa ou com valsartan associada com outra substância que não serão retirados do mercado pois não estão incluídos na lista elaborada pelas autoridades. Há ainda no mercado outros medicamentos disponíveis com as mesmas indicações terapêuticas e que constituem alternativa, acrescenta.

Reitera-se que os medicamentos não identificados na Circular N.º 097/CD/550.20.00, de 5 de julho de 2018,  não serão recolhidos, devendo os doentes continuar o seu tratamento habitual.

O Infarmed irá atualizar as informações sobre este caso no seu site, no âmbito do processo coordenado a nível europeu com as demais agências do medicamento.


Pode obter esclarecimento de dúvidas relacionadas com medicamentos e produtos de saúde (dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal e produtos farmacêuticos homeopáticos) no Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI), através de:

  • Telefone: 217987373
  • Fax: 211117552
  • Email: cimi@infarmed.pt
  • Linha do Medicamento: 800 222 444 (gratuita)

 

Para saber mais, consulte:

INFARMED > Circular Informativa N.º 097/CD/550.20.001

Voltar

Últimas Notícias

ULS dispõe de dispositivo de fisioterapia único no distrito.
21/11/2018
Candidaturas decorrem até ao dia 21 de dezembro.
21/11/2018
Centro de Onco-Oftalmologia de Coimbra tratou 129 doentes.
21/11/2018