sns-container
SNS-Print

Publicada a Estratégia da Saúde na Área das Demências.

Entrou em vigor, no dia 20 de junho, o despacho que aprova a Estratégia da Saúde na Área das Demências e determina a constituição e a composição da Coordenação do Plano Nacional da Saúde para as Demências.

O diploma, assinado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, publicado no dia 20 de junho, define os princípios a que devem obedecer os cuidados a pessoas com demência, os critérios e medidas na prevenção e deteção precoce e medidas na área do diagnóstico e do tratamento.

Pretende-se, assim, desenvolver uma estratégia que promova uma maior colaboração e coordenação intersectorial, o diagnóstico atempado e correto, bem como o acesso a tratamentos, farmacológicos e não farmacológicos, mediante o reforço do papel dos cuidados de saúde primários e da colaboração destes com os cuidados hospitalares, os cuidados continuados integrados e os cuidados paliativos, e a continuidade dos cuidados na comunidade e o apoio às famílias.

A estratégia prevê que os cuidados sejam definidos a nível local por planos regionais de saúde para as demências, da responsabilidade das respetivas Administrações Regionais de Saúde, acompanhados por uma coordenação nacional.

Esses planos, que deverão ficar concluídos no prazo de um ano, terão como eixos fundamentais, segundo o despacho, a melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, a investigação pertinente nas áreas relacionadas com as demências e os direitos das pessoas em situação de incapacidade.

O despacho, que contém as conclusões de um grupo de trabalho sobre a matéria, refere que o envelhecimento da população deverá implicar um número crescente de demências, atualmente estimado em mais de 150.000, a maior parte dos casos em pessoas com mais de 65 anos, uma vez que o principal risco para o desenvolvimento de demência é a idade.

Tendo em conta este contexto, e com o envelhecimento populacional, esta dimensão tenderá a aumentar. De assinalar ainda que a maioria dos países europeus tem uma estratégia nacional na área das demências, reconhecendo esta área como uma prioridade de saúde pública.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 5988/2018 – Diário da República n.º 116/2018, Série II de 2018-06-19
Saúde – Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde
Aprova a Estratégia da Saúde na Área das Demências e determina a constituição e a composição da Coordenação do Plano Nacional da Saúde para as Demências

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023