
Reforço da resposta do SNS na área cirúrgica.
A partir de 1 de julho, o Hospital das Forças Armadas reforça a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de inscritos em Cirurgia (SIGIC). A Portaria n.º 163/2018, publicada no dia 7 de junho em Diário da República, define os termos e as condições desta colaboração, passando o Hospital das Forças Armadas a ser hospital de destino dos utentes do SNS para a prestação de cuidados de saúde.
O Hospital das Forças Armadas é uma estrutura pública de prestação de cuidados de saúde com capacidade de resposta diferenciada, designadamente na área cirúrgica.
O SIGIC insere-se no Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA) e estabelece as regras de gestão do acesso aos cuidados cirúrgicos, procurando assegurar o controlo das listas de espera para cirurgia e a melhoria dos tempos de resposta no SNS nesta área, aplicando-se a entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde e a entidades privadas ou sociais com convenções estabelecidas no âmbito do SIGIC.
Esta medida insere-se no quadro da política do Ministério da Saúde de incremento do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, procurando em simultâneo fomentar a produtividade e rentabilizar a capacidade instalada no setor público.
Para saber mais, consulte:
Portaria n.º 163/2018 – Diário da República n.º 109/2018, Série I de 2018-06-07
Defesa Nacional e Saúde
Regula os termos e condições da colaboração do Hospital das Forças Armadas com o Sistema Nacional de Saúde no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia