sns-container
SNS-Print

Antigo Bastonário deu um notável contributo à saúde.

Carlos Fernando Costa da Silveira, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 1989 e 1995, morreu este sábado, 19 de maio, aos 95 anos.

Vencedor do Prémio Nacional de Saúde 2009, deu um testemunho exemplar e um notável contributo para a obtenção de ganhos em saúde. Foi um exemplo de cidadania e competência, caracterizado por uma larga e profícua carreira docente e de investigação, a que juntou um importante contributo para a saúde pública, quer no âmbito militar, quer no da sociedade civil.

Foi distinguido com Medalhas de Ouro do Ministério da Saúde e da Ordem dos Farmacêuticos, em 2009 e 2012, respetivamente.

Salienta-se a sua intervenção na génese da Comissão Técnica dos Novos Medicamentos, na implementação de farmácias hospitalares, na criação da Ordem dos Farmacêuticos e do Centro de Metabolismos e Genética da Universidade de Lisboa, atual Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas, bem como do laboratório de Análises Fármaco-Toxicológicas da Marinha. Desempenhou o cargo de Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Licenciado e doutorado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, ingressou na Marinha aos 24 anos, como farmacêutico, tendo ascendido a Subdiretor do Serviço de Saúde Naval.

Foi investigador e professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e esteve ligado ao Ministério da Saúde durante 13 anos, entre 1961 e 1974.

Carlos da Silveira desempenhou um papel marcante na génese do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, através da sua colaboração, enquanto investigador, na conceção, organização e instalação do Laboratório de Comprovação de Medicamentos.

Membro integrante da Comissão Instaladora do Instituto Ricardo Jorge entre 1974 e 1976, cargo que desempenhou com elevada competência e profissionalismo, continuou a prestar a sua colaboração ao instituto sempre que tal lhe foi solicitado.

Para além de colaborações informais de natureza técnico-científica que enriqueceram o espólio de saber do Instituto Ricardo Jorge, integrou e presidiu às suas Comissões de Fiscalização e de Ética.

 

Fotografia: Ordem dos Farmacêuticos

Voltar

Últimas Notícias

2.º Encontro Regional de Cuidados Paliativos em Évora, dia 12.
11/12/2018
CHL Norte promove congresso, dias 12 e 13, em Lisboa.
11/12/2018
Há 29 casos confirmados, 24 dos quais em adultos. 
11/12/2018