sns-container
SNS-Print

Instituto Ricardo Jorge promove curso. Inscrições até 4 de abril.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, promove, no dia 11 de abril, no Porto, mais uma edição do curso «Um dia com o diagnóstico precoce».

Os interessados em participar na iniciativa, que visa dar a conhecer o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP), devem efetuar a sua inscrição até 4 de abril.

O curso tem como objetivo, também, trocar experiências e fomentar a articulação e o envolvimento dos profissionais, no sentido de se esclarecerem dúvidas e recolherem opiniões, que suportam o processo de melhoria contínua do PNDP.

À semelhança de edições anteriores, a organização do PNDP e as atividades laboratoriais e de seguimento clínico envolvidas são alguns dos temas que fazem parte do programa do evento.

Durante o encontro, serão também abordadas questões relacionadas com o enquadramento ético do PNDP, nomeadamente sobre os principais normativos e recomendações em vigor, e apresentada a experiência de um Centro de Referência para o Tratamento das Doenças Hereditárias do Metabolismo, o Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

O PNDP coordena, desde 1979, a realização do «teste do pezinho», um programa de rastreio laboratorial de todos os recém-nascidos para algumas doenças graves, antes que estas se manifestem. Este rastreio permite identificar crianças que sofrem de hipotiroidismo congénito ou atingidas por doenças hereditárias do metabolismo, como a fenilcetonúria, que de outro modo não teriam tratamento atempado.

Para saber mais, consulte:

Instituto Ricardo Jorge > Notícias

 

Voltar

Últimas Notícias

INEM participa no exercício de cibersegurança CIBERPERSEU.
15/11/2018
Especialistas reforçam equipa do Centro de Saúde de Portimão.
15/11/2018
Satisfação dos doentes do IPO Lisboa continua muito elevada.
14/11/2018