sns-container
SNS-Print

Criado grupo de trabalho para definir propostas de melhoria.

Foi publicado esta terça-feira, dia 27 de março, o Despacho n.º 3118/2018, que constitui um grupo de trabalho com o objetivo de apresentar uma proposta de plano de ação para a melhoria do bem-estar no trabalho nos organismos e entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O grupo, que deve apresentar proposta no prazo de 60 dias, é composto por elementos dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, Direção-Geral da Saúde, Ordem dos Psicólogos e Gabinete da Secretária de Estado da Saúde, bem como por especialistas em Medicina do Trabalho e em Saúde e Segurança no Trabalho.

De acordo com o despacho, a proposta deverá incidir nas seguintes áreas:

  • Conciliação da vida pessoal com a vida profissional;
  • Melhoria dos locais de trabalho;
  • Envolvimento e participação dos trabalhadores;
  • Promoção de estilos de vida saudáveis.

 

O Dia Internacional da Felicidade, instituído por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, é comemorado a 20 de março em todos os seus países membros.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre este tema evidenciam uma ligação direta entre o bem-estar das pessoas, a sua felicidade e a produtividade no trabalho. Também demonstram que a satisfação aumenta o nível de comprometimento com a missão das organizações e de envolvimento nas suas atividades.

Para que isso aconteça, devem ser criadas, nas organizações, condições propícias ao desenvolvimento organizacional, permitindo que o trabalho seja revelador de experiências positivas, que a vida pessoal e profissional possam conciliar-se sem ruturas e que o valor social do trabalho se traduza em significado e aumente o sentimento de pertença às instituições e à finalidade de servir os cidadãos.

Recentemente, durante o World Government Summit, Portugal fez parte do grupo fundador de países que subscreveu a Declaração Conjunta da Coligação Global para a Felicidade, com o intuito de promover o desenvolvimento e bem-estar social.

Neste contexto e associando-se a esta causa, o Ministério da Saúde pretende contribuir de forma clara para este desígnio, que terá impacto nas cerca de 130 mil pessoas que trabalham nos organismos e entidades do SNS, instituindo abordagens sustentáveis nesta área.

 

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 3118/2018 – Diário da República n.º 61/2018, Série II de 2018-03-27
Saúde – Gabinete da Secretária de Estado da Saúde
Determina a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de apresentar uma proposta de plano de ação para a melhoria do bem-estar no trabalho nos organismos e entidades do Serviço Nacional de Saúde

 

 

Voltar

Últimas Notícias

Mais de 2.000 médicos já passam receitas por telemóvel.
19/03/2019
Média anual de casos de tuberculose caiu 4,7% entre 2008 e 2017.
19/03/2019
IPO Porto assinala Dia da Esperança com lançamento de campanha.
19/03/2019