
Ministro participa em ação e visita doentes em reabilitação.
O Governo promove este sábado, 24 de março, ações de limpeza e ordenamento de espaços florestais. O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, aproveitou a oportunidade para visitar o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha.
Nesta visita, o governante conheceu a extensão da área florestal ardida no incêndio de 15 de outubro de 2017, correspondente a 35 hectares, e a intervenção já levada a cabo no terreno. Esteve também com os quatro doentes em reabilitação, internados em consequência dos incêndios.
Enquadrado numa área florestal de 144 hectares, o Rovisco Pais chegou a estar em perigo aquando dos incêndios de outubro, tendo sido necessário proceder à transferência de cerca de 40 doentes do Pavilhão de Lesões Vertebro-medulares para o Pavilhão Santana Maia.
Assumindo a limpeza das florestas como uma prioridade para o sucesso da estratégia de prevenção e combate aos incêndios, o Governo procura, com ações no terreno, mobilizar o País para esta importante causa nacional, colaborando diretamente no esforço que está a ser desenvolvido pelos municípios, empresas e cidadãos para reduzir o risco de incêndio. Clarifica, ainda, que o trabalho de limpeza de terrenos decorrerá até 31 de maio.
A limpeza dos matos constitui um passo fundamental para uma floresta mais resiliente e resistente ao risco de incêndio, que contribua para a vitalidade do mundo rural e que seja fonte de rendimento e de fixação de emprego das populações.
A iniciativa é promovida em parceria com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
Para saber mais, consulte:
- Portal do Governo > Primeiro-Ministro e membros do Governo participam em grande ação de limpeza florestal
- Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais – https://www.roviscopais.pt/