sns-container
SNS-Print

Em 2018,  data é celebrada sob o mote «a resposta está na natureza».

O Dia Mundial da Água é celebrado, anualmente, no dia 22 de março, depois de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado a data, por resolução, em 1993.

Todos os anos é escolhido um tema para celebrar a data. Em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos dão o mote às discussões e reflexões. Com a campanha «A resposta está na natureza», as Nações Unidas abordarão como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

A Direção-Geral da Saúde celebra o Dia Mundial da Água, lembrando que se trata de um bem essencial à vida, representando cerca de 60-70% da composição corporal e, por isso, deve ser preservada e valorizada. A água é o principal constituinte celular, encontrando-se envolvida no transporte dos nutrientes e em inúmeras reações metabólicas do organismo.

A ingestão insuficiente de água compromete a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos órgãos e o desempenho físico e cognitivo.

A água está no centro da Roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.

Recorda-se que o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) lançou no ano passado, 2017, a campanha #águapública, que promove o consumo de água da rede pública através de bebedouros e que conta com 80 participações a nível nacional. Pode ainda dar o seu contributo.

Para saber mais, consulte: 

 

Voltar

Últimas Notícias

Obras de remodelação visam melhorar atendimento e acessibilidade.
20/09/2018
Criado 1.º Centro de Responsabilidade Integrado do SNS. 
19/09/2018
Médico dentista nos CS de todos os municípios até 2020.
20/09/2018