sns-container
SNS-Print

Rosa Valente de Matos anuncia plano de ação.

A Secretária de Estado da Saúde participou esta terça-feira, 20 de março, na Sessão Oficial do primeiro dia do Portugal eHealth Summit. Na ocasião, Rosa Valente de Matos anunciou que ainda durante este mês fará publicar um despacho que pretende traçar um plano de ação pragmático e com medidas concretas, que contribua para instituir, nas práticas de gestão das estruturas do Serviço Nacional de Saúde e nos seus ambientes de trabalho, abordagens sustentáveis nesta área do bem-estar.

Este anúncio surge na sequência do World Government Summit. Portugal fez parte do grupo fundador de países que subscreveu a Declaração Conjunta da Coligação Global para a Felicidade, com o intuito de promover o desenvolvimento e bem-estar social.

Os resultados de pesquisas recentes e o crescendo de experiências internacionais evidenciam cada vez mais uma ligação direta entre o bem-estar das pessoas, a sua felicidade e a produtividade no trabalho que realizam. Os mesmos estudos tornaram claro que a satisfação das pessoas aumenta o seu nível de comprometimento com a missão das organizações e de envolvimento nas suas atividades, salientou a Secretária de Estado da Saúde.

A governante acrescentou que o plano de ação, destinado ao universo dos 130 mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde, vai trabalhar e encontrar medidas específicas para quatro grandes áreas:

  1. Conciliação da vida pessoal e vida profissional
  2. Melhoria dos locais de trabalho
  3. Envolvimento e participação dos trabalhadores
  4. Estilos de vida saudáveis

A propósito do Portugal eHealth Summit, Rosa Valente de Matos acrescentou que muitas das respostas para as áreas mencionadas podem beneficiar com a inovação e as tecnologias aplicadas à área da saúde e deu vários exemplos da transformação digital, um dos principais eixos estratégicos do Ministério da Saúde, que têm permitido proporcionar melhores condições de trabalho e uma prática clínica mais segura e de maior qualidade e dar melhores cuidados de saúde aos cidadãos.

A Receita Sem Papel, o novo software dos Cuidados de Saúde Primários que acaba de arrancar e que substitui o SINUS e a telessaúde foram alguns dos exemplos mencionados pela governante, que destacou ainda outros três projetos:

  1. O projeto Exames Sem Papel, que permite desmaterializar o pedido de exames e também a receção dos resultados;
  2. A PEM Móvel, que permitirá que os médicos possam prescrever no telemóvel, precisando apenas da assinatura digital através da chave móvel digital;
  3. E uma plataforma que agrega no site comunidade.mysns.pt um conjunto de aplicações móveis dedicadas à saúde e bem-estar, que podem ajudar os cidadãos na análise dos seus estilos de vida e mudança para hábitos mais saudáveis.

 

Para saber mais, visite:

Portugal eHealth Summit > http://ehealthsummit.pt/

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023