
Preparação e lançamento, num prazo de 6 meses, do concurso público internacional.
O Ministério da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para a preparação e o lançamento, no prazo de seis meses, do concurso público internacional do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.
O grupo de trabalho, liderado pelo Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, integra os seguintes elementos:
- Maria Filomena Ferreira Mendes, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora, que substitui o presidente do grupo nas suas ausências e impedimentos;
- Maria Gabriela Veloso Maia, Diretora do Departamento de Gestão da Rede de Serviços e Recursos em Saúde da Administração Central do Sistema de Saúde;
- Maria Manuela Varela Teles de Macedo Sousa, Coordenadora do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Alentejo;
- Nuno Miguel Mota de Campos Alves da Silva, Coordenador do Gabinete Jurídico e do Cidadão da Administração Regional de Saúde do Alentejo;
- Sandra Cristina Roque Guerra, técnica superior da Administração Regional de Saúde do Alentejo;
- Vítor Rui Gomes Fialho, Administrador Hospitalar do Hospital do Espírito Santo de Évora;
- Pedro Filipe das Neves Conchinha Ramalho Ilhéu, Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Hospital do Espírito Santo de Évora.
De acordo com o despacho, publicado esta terça-feira, dia 20 de março de 2018, e assinado pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, uma das tarefas do grupo de trabalho vai ser a de preparar, no prazo de seis meses, a documentação concursal necessária para o lançamento do concurso público internacional da nova unidade hospitalar.
Por determinação do Governo, será possível atribuir ao projeto do novo hospital financiamento comunitário de magnitude considerável, com vista a assegurar a sua concretização, mediante a devida contrapartida nacional.
Impõe-se portanto que a Administração Regional de Saúde do Alentejo proceda ao lançamento do concurso público para a edificação e o equipamento do novo hospital, com a máxima diligência.
O Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, revelou que o projeto deverá implicar um investimento a rondar os 170 milhões de euros.
O programa do Governo considera ser urgente dotar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de capacidade para responder melhor e mais depressa às necessidades dos cidadãos, simplificando o acesso, aproveitando os meios de proximidade, ampliando a capacidade de, num só local, o cidadão obter consulta e meios de diagnóstico e de terapêutica, evitando o constante reenvio para unidades dispersas e longínquas.
Para saber mais, consulte:
Despacho n.º 2851/2018 – Diário da República n.º 56/2018, Série II de 2018-03-20
Saúde – Gabinete da Secretária de Estado da Saúde
Determina a constituição de um Grupo de Trabalho para a preparação e o lançamento do concurso público internacional do novo Hospital Central do Alentejo