
Ministro da Saúde na Conferência Anual da AbbVie|TSF|DN.
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, esteve presente na abertura da 7.ª Conferência AbbVie|TSF|DN, que se encontra a decorrer esta terça-feira, 6 de março, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, até às 13 horas.
A conferência, organizado pela AbbVie, a TSF e o Diário de Notícas, tem como tema central a «Sustentabilidade em Saúde 5.0 – Inovação e doença: o valor em Saúde» e reúne personalidades do panorama político, social e académico português.
Do programa constam temas como «Indicador Sustentabilidade em Saúde» e «Inovação e doença: O Valor na Saúde».
De acordo com o Índice de Saúde Sustentável 2017, estudo apresentado na conferência pela NOVA Information Management School (NOVA-IMS), da Universidade Nova de Lisboa, «o impacto do SNS no absentismo laboral e na produtividade permitiu uma poupança de 3,3 mil milhões de euros, o que se traduziu num retorno económico de 5 mil milhões de euros, prova do valor do investimento em Saúde para a Economia».
O estudo da Nova IMS relativamente ao índice de sustentabilidade na saúde tem vindo a ser feito desde 2014 e todos os anos complementa o anterior com indicadores novos. Este ano, mediu pela primeira vez (em euros) o impacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na produtividade dos portugueses, tanto sob o ponto de vista dos salários como do absentismo.
«Em termos de absentismo, concluímos que o SNS terá contribuído para uma redução do absentismo em média de 1,9 dias por indivíduo e que terá tido um impacto na produtividade que será o equivalente a 7,3 dias de trabalho não perdidos», explicou Pedro Simões Coelho, coordenador principal do estudo.
Pedro Simões Coelho acrescentou que o trabalho, este ano, foi um pouco mais longe, conseguindo estimar que «estes dias recuperados pelo SNS terão um valor económico para a economia que se aproximará dos 5 mil milhões de euros».
Esta iniciativa contará ainda com a participação da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, que encerrará a sessão do evento.
Para saber mais, consulte:
7.ª Conferência AbbVie|TSF|DN > Programa