sns-container
SNS-Print

SEAS participou no arranque de projeto-piloto, em Santo Tirso.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, estão hoje, dia 5 de março, em Santo Tirso, para assinalar o arranque do projeto-piloto de implementação de uma alimentação saudável nas cantinas dos estabelecimentos de ensino do município.

Nas ementas das escolas, que integram os lanches e o almoço, constam alimentos como pão de centeio, fiambre de aves, frutos secos, ovo cozido, atum em água ou fruta, de acordo com a sazonalidade. O momento servirá, ainda, para homologar um protocolo de colaboração, celebrado entre o município e a Administração Regional de Saúde do Norte.

A visita começou às 10 horas, na Escola Básica da Ermida, onde foi feita a distribuição dos lanches saudáveis aos alunos. Nesta ocasião foi dado a conhecer o Programa Municipal de Lanches Saudáveis e assinado o protoloco de colaboração. Posteriormente, decorreu a inauguração de um bebedouro municipal, na Praça dos Carvalhais, construído ao abrigo do protocolo celebrado entre a DGS e a Câmara Municipal de Santo Tirso e a apresentação do plano municipal de implementação de pontos de água gratuitos para 2018.

SEAS_SantoTirso651

Este projeto-piloto insere-se no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, que visa incentivar o consumo alimentar adequado e melhorar o estado nutricional dos cidadãos.

O Ministério da Saúde tem vindo a adotar uma série de medidas de promoção da saúde e prevenção da doença, como, por exemplo, a tributação das bebidas açucaradas, que, só em 2017, resultou numa redução do consumo de açúcar na ordem das 5.600 toneladas, colocando Portugal na vanguarda das políticas de promoção de saúde pública.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Conselhos de Administração de 15 hospitais em fase de nomeação.
17/01/2019
Centros de saúde do Norte com horário de funcionamento alargado.
17/01/2019
Novo serviço espera beneficiar mais de 500 utentes em 2019.
17/01/2019