sns-container
SNS-Print

Maioria  já tinha recebido a vacina em outras épocas gripais.

Cerca de 1,2 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já foram vacinados contra a gripe, segundo os dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra esta doença.

De acordo com os dados, desde 1 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2 % das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.

O Vacinómetro, que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde, registou ainda a vacinação de 54,8 % dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes.

Entre os portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, 31,8 % optaram por esta medida profilática.

Em relação aos motivos que levaram à vacinação, a maioria (50,8 %) fê-lo por recomendação do médico, um quarto (25,6 %) por iniciativa própria e 17,1 % no contexto de uma iniciativa laboral.

Dos vacinados,  5,2 % fizeram-no por saberem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe e 0,8 % por recomendação do farmacêutico.

A esmagadora maioria dos vacinados (91,6 %) já tinha recebido a vacina em outras épocas gripais.

A vacina contra a gripe pode ser administrada durante todo o outono e o inverno e é fortemente recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (como lares de idosos).

Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá ligar para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), através do número 808 24 24 24.

Consulte:

Portal SNS > Vacinação contra a gripe 2017/2018

 

Voltar

Últimas Notícias

Ministérios da Administração Interna e da Saúde desenvolvem campanha para o uso correto do 112.
16/11/2018
Rutura de stock não se aplica. Vacina continua a ser administrada. 
16/11/2018
Verba destina-se a requalificação do SU em Abrantes.
16/11/2018