sns-container
SNS-Print

Secretário de Estado acompanha apoio às vítimas do incêndio.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, tem vindo a acompanhar, no terreno, a assistência prestada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos feridos no incêndio que ocorreu na noite de sábado, 13 de janeiro, numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, em Tondela.

Fernando Araújo esteve no local, acompanhado pela Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e pelo Presidente do INEM, Luís Meira, onde seguiu de perto a ativação dos meios necessários para o socorro e a articulação das diferentes entidades – INEM, Proteção Civil, Bombeiros, autarquia de Tondela e Forças Armadas –, no sentido de proporcionarem a mais rápida resposta às vítimas deste incidente.

O INEM acionou 36 meios e mais de 70 operacionais, contando-se seis viaturas médicas de emergência e reanimação, com equipas de suporte avançado de vida, seis ambulâncias de emergência médica, quatro unidades de psicólogos, e quatro helicópteros, dois deles da Força Aérea, para transporte dos feridos mais graves. Os psicólogos continuarão a dar apoio, nos próximos dias, a feridos e familiares.

As instalações onde ocorreu o incêndio foram evacuadas e 38 feridos foram assistidos nas unidades que compõem o Centro Hospitalar de Tondela – Viseu ou transferidos para hospitais de Coimbra, Lisboa e Porto, que ativaram os seus planos de catástrofe e reforçaram as suas equipas para receberem as vítimas. Foram registados oito óbitos.

No momento, estão internados 13 doentes no Hospital de São Teotónio – Viseu, sendo que duas pessoas estão nos cuidados intensivos. Nove doentes já tiveram alta. Dezasseis feridos, alguns com prognóstico reservado, estão a ser assistidos em unidades de Coimbra, Lisboa e Porto: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (cinco), Hospital de Santa Maria (dois), Hospital São Francisco Xavier (dois), Hospital Dona Estefânia (um), Hospital São João Porto (três), Hospital de Santo António (dois) e Hospital da Prelada (um).

O incêndio deflagrou durante um jantar na associação recreativa de Vila Nova da Rainha.

Voltar

Últimas Notícias

Saúde dos pés foi mote de ação dedicada a Dia Mundial da Diabetes
19/11/2018
DGS organiza seminário, dia 20 de novembro, em Lisboa.
19/11/2018
Controlo de infeções e resistência a antibióticos em debate dia 19
19/11/2018