sns-container
SNS-Print

Investigação viabiliza nova terapêutica em vários tipos de cancro.

Uma investigação do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) permitiu descobrir que a proteína mTOR (mechanistic target of rapamycin), que se encontra «hiperativada» na maior parte dos cancros e outras doenças humanas, como diabetes e doenças cardiovasculares, pode ser produzida no organismo através de um mecanismo alternativo da iniciação da síntese proteica. Esta descoberta abre a possibilidade para o estabelecimento de uma nova estratégia terapêutica em diversos tipos de cancro.

Os resultados, que se encontram publicados no artigo «Cap-independent translation ensures mTOR expression and function upon protein synthesis inhibition», mostram também que este mecanismo se encontra ativo, tanto em condições normais como em condições de baixa oxigenação, como é o caso dos tumores sólidos. A mesma publicação revela que este mecanismo alternativo da iniciação da síntese proteica é essencial para a função do mTOR na progressão do ciclo celular.

A proteína mTOR está envolvida na resposta celular a estímulos ambientais, fazendo parte de vias ou cascatas de sinalização dirigidas à regulação da expressão dos genes. Segundo Luísa Romão, investigadora do Departamento de Genética Humana e uma das autoras deste trabalho, estas observações, além de contribuírem para o conhecimento da regulação da expressão do mTOR, podem também abrir a possibilidade de estabelecimento de uma nova estratégia terapêutica, através da inibição da via alternativa de síntese desta proteína.

«Têm sido desenvolvidos vários compostos para inativar a via de sinalização em que se insere o mTOR, estando alguns deles já a ser testados em ensaios clínicos. Dado que muitos desses compostos possuem alvos não específicos com potenciais efeitos adversos, a inibição direta do mTOR através da inativação do mecanismo alternativo da sua síntese pode ser a próxima forma de contrariar a híper-ativação desta proteína em diversos tipos de cancro e, assim, bloquear a sua progressão», explica a investigadora do Instituto Ricardo Jorge.

Para saber mais, consulte:

Instituto Ricardo Jorge > Notícias